Física, 14.11.2020 02:50 sabrinabrandao96

Texto: Astrônomos anunciam descoberta de novo sistema solar que pode conter água - e vida Astrônomos europeus e americanos anunciaram a descoberta de sete planetas do tamanho da Terra, situados a apenas 40 anos-luz de distância. Três deles, de acordo com os cientistas, poderiam ter água em suas superfícies, o que poderia resultar na existência de vida. [...] As órbitas dos planetas são mais próxima da estrela-anã do que a de Mercúrio junto ao sol, mas as dimensões reduzidas da TRAPPIST-1 fazem com que esses planetas recebam uma quantidade de energia similar a de planetas como Vênus, Terra e Marte. [...] Todos os sete planetas descobertos nesse sistema podem potencialmente conter água em suas superfícies, mas modelos climáticos feitos pelos Astrônomos sugerem que os planetas batizados até agora apenas de TRAPPIST -1 e, f e g estão no que a astronomia determina como uma possível "zona habitável " -órbitas em que a superfície pode conter água líquida sob as condições ideais de pressão atmosférica. [...] 1- O universo é bastante grande e as distâncias não podem ser medidas em metros ou quilômetros. Por isso, foi criado o ano-luz, que é uma unidade usada para determinar distâncias astronômicas e corresponde à distância percorrida pela luz, a velocidade de 300.000 km/s. De acordo com o texto, os sete planetas descobertos no sistema formado em torno da estrela anã TRAPPIST-1 estão a 40 anos-luz de distância da Terra. Se um astronauta realizasse uma viagem em direção ao sistema descoberto, à velocidade da luz, quanto tempo duraria esta viagem?

2- As órbitas dos planetas da TRAPPIST-1 são menores que a órbita de Mercúrio, o que faz que os planetas desse sistema recebam quantidade semelhante de energia à recebida por Vênus, pela Terra e por Marte. Vênus, Terra e Marte estão, respectivamente, na segunda, terceira e quarta posições de distância do Sol e recebam diferentes quantidades de energia de nossa estrela. É correto afirmar que quanto mais perto um planeta estiver da estrela, maior será sua temperatura? Justifique utilizando como base os conhecimentos sobre o Sistema Solar e as características dos planetas desse sistema.

3- Os sete planetas descobertos no sistema TRAPPIST-1 podem conter água, mas três deles, conhecidos como TRAPPIST-1 e, f e g estão no que a astronomia determina como uma possível "zona habitável ". Quais são as características, de acordo com o texto, de uma "zona habitável "?​