Química, 28.04.2021 06:40 liviassiqueira

Leia o texto para responder à questão. A Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2019 como sendo o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos (IYPT 2019, em inglês). Um dos principais motivos para a comemoração é que em 2019 completamos 150 anos desde a primeira tabela de Dmitry Mendeleev. Ele, na tentativa de organizar os elementos químicos conhecidos na época, inspirou-se em cartas do baralho que usava para jogar paciência e fez algo parecido com os elementos. Pegou fichas brancas e nelas escreveu o símbolo dos elementos químicos conhecidos e uma curta lista de suas propriedades químicas. Passou então a se concentrar sobre aquelas fichas e num dado momento, foi vencido pela exaustão e adormeceu, tendo um sonho em que via uma tabela na qual os elementos se encaixavam exatamente como pretendia. Ao despertar do sono, escreveu imediatamente essa tabela. Ele compreendeu que, quando os elementos eram escritos numa ordem crescente de massa atômica, várias propriedades químicas se repetiam em intervalos regulares (periódicos). Por isso, a sua descoberta recebeu o nome de Tabela Periódica dos Elementos. O mais impressionante dessa descoberta e que fez com que ele fosse levado a sério pela comunidade científica foi que ele deixou alguns espaços vagos, dizendo que nenhum elemento se encaixava ali porque eles ainda não haviam sido descobertos, mas que ainda seriam. Além disso, ele especificou até mesmo quais seriam as propriedades desses elementos químicos ainda não descobertos. E, impressionantemente, foi o que realmente aconteceu. Após a publicação de sua tabela, os elementos germânio, gálio e escândio foram descobertos e possuíam as propriedades descritas por ele. Atualmente, a Tabela Periódica dos Elementos Químicos está organizada em ordem crescente de número atômico (Z), porque, na realidade, não são as massas atômicas que definem as propriedades de cada elemento, mas sim o número atômico. Apesar de terem sofrido vários ajustes ao longo dos anos, as Tabelas Periódicas modernas continuam baseadas sobre a estrutura essencial criada por Mendeleev. No ano de 1955, um novo elemento químico foi descoberto, tendo número atômico 101, sendo instável e sujeito a sofrer fissão nuclear espontânea. Ele recebeu o nome de mendelévio, em homenagem a esse grande cientista.

2- Com base no texto, responda:

a) Por que Mendeleev deixou, em sua Tabela, espaços vazios?

b) Qual é o elemento químico em homenagem à Mendeleev?

c) Qual o objetivo de Mendeleev em montar a tabela Periódica?

d) Quantos elementos a tabela periódica possui?

e) Qual a origem dos elementos químicos? Qual o objetivo que temos em estudar a tabela periódica?

f) Faça uma linha do tempo com as principais datas que foram o marco da tabela periódica? (Retire do texto as informações)

Outra pergunta: Química

Química, 14.08.2019 23:55
Como em 100ml de água oxigenada há 3g de peróxido de hidrogênio (h202), determine: a - o nome e a fórmula do soluto. b- o nome e a fórmula do solvente. c- a concentração em massa, em g/l dessa solução.
Química, 15.08.2019 05:07
Alguém me atividade de química!
Química, 15.08.2019 03:58
Que nomes recebem as famílias 1,2,13,14,15,16,17,18​
Química, 15.08.2019 02:43
Escreva um parágrafo relacionando os termos trocas gasosas ventilação pulmonar e respiração celular.
Português, 22.10.2020 07:14